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"NESTE BLOG SERÃO ENCONTRADAS VÁRIAS ABORDAGENS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL , NA ESCOLA, DENTRO DE UMA VISÃO INCLUSIVA E PSICOPEDAGÓGICA.SEJAM BEM-VINDOS!"

Fatores que interferem na Aprendizagem

1 - O QUE SÃO PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM?

Os problemas de aprendizagem referem-se às situações difíceis enfrentadas pela criança normal e pela criança com um desvio do quadro normal mas com expectativa de aprendizagem a longo prazo (alunos multirrepetentes).
Segundo J.Paz, “podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não-aprender não configura um quadro permanente. mas ingressa numa constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação”.
Pela intensidade com que se apresentam os sintomas e comportamentos infantis, pela duração que eles têm na vida escolar e pela participação do lar e da escola nos processos problemáticos, fica difícil para o professor diferenciar um distúrbio de um problema de aprendizagem.
Além disso, os autores que se dedicam a esse assunto usam os termos problema e distúrbio de maneira indiscriminada.
Portanto, estabelecer claramente os limites que separam “problemas” de aprendizagem dos chamados “distúrbios” de aprendizagem é uma tarefa muito complicada, que fica a critério do especialista da área em que a deficiência se apresenta.


Ao educador cabe apenas detectar as dificuldades de aprendizagem que aparecem em sua sala de aula, que abranja os aspectos orgânicos, neurológicos, mentais, psicológicos adicionados à problemática ambiental em que a criança vive. Essa postura facilita o encaminhamento da criança a um especialista que, ao tratar da deficiência, tem condições de orientar o professor a lidar com aluno em salas normais ou, se considerar necessário, de indicar sua transferência para salas especiais. J.Paz, citado por Sara Pain, em Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, p.28.


1.1 - FATORES QUE DESENCADEIAM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

Existem inúmeros fatores que podem desencadear um problema ou distúrbio de aprendizagem. São considerados fundamentais:
  • Fatores orgânicos - saúde física deficiente, falta de integridade neurológica (sistema nervoso doentio), alimentação inadequada etc.
  • Fatores psicológicos - inibição, fantasia* , ansiedade, angústia, inadequação à realidade, sentimento generalizado de rejeição etc.
  • Fatores ambientais - o tipo de educação familiar, o graus de estimulação que a criança recebeu desde os primeiros dias de vida, a influência dos meios de comunicação etc.
O quadro a seguir, de Correll e Shcwarz, relaciona as formas de distúrbios que podem ocorrer no processo de aprendizagem, de acordo com vários aspectos.
1.Distúrbios de aprendizagem condicionados pela escola:
a) os condicionados pelo professor;
b) os condicionados pela relação professor-aluno;
c) os condicionados pela relação entre os alunos;
d) os condicionados pelos métodos didáticos.
2. Distúrbio de aprendizagem condicionados pela situação familiar.
3. Distúrbios de aprendizagem condicionados por característica da personalidade da criança.
4. Distúrbios de aprendizagem condicionados por dificuldades de educação.

A proposta do sistema educacional brasileiro é dar, para cada criança, a oportunidade de aprender tanto quanto sua capacidade de permitir.
No entanto, os alunos que apresentam distúrbios ou problemas de aprendizagem (considerados como um grupo significativo), não tem essa oportunidade. Eles não conseguem acompanhar o currículo estabelecido pelas escolas e, porque fracassam, são classificados como retardados mentais, emocionalmente perturbados ou simplesmente rotulados como alunos fracos e multirrepetentes. São crianças que precisam de um atendimento especializado e o sistema educacional brasileiro não tem lugar para elas.
Muitas dessas crianças poderiam ser educadas próximas à sua residência, através de um atendimento gratuito, se fossem instaladas escolas regionais, com pessoal especializado e um currículo coerente com esse sistema especial.

Quanto aos distúrbios provocados pela própria escola e pelos professores, instalar um setor de orientação educacional, psicológica e pedagógica nas escolas ou para um grupo de escolas seria de grande ajuda. Os professores seriam orientados na adequação do programa, na elaboração de métodos a serem aplicados e na forma ideal de atender as crianças que apresentam problemas de aprendizagem.

A educação especial, porém, ainda é uma utopia na realidade brasileira. Somente as classes sociais mais abastadas conseguem educar adequadamente uma criança com dificuldades de aprendizagem. Na escola pública, o professor deve contar com seus próprios conhecimentos e, ao detectar qualquer distúrbio, solicitar ajuda da família do aluno para que, juntos, possam ajudar a criança a superar suas dificuldades. 


   "A INTELIGÊNCIA É O QUE VOCÊ USA QUANDO NÃO  SABE O QUE FAZER." Jean Piage

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