1 - O QUE SÃO PROBLEMAS DE
APRENDIZAGEM?
Os problemas de aprendizagem referem-se às
situações difíceis enfrentadas pela criança normal e pela criança com um
desvio do quadro normal mas com expectativa de aprendizagem a longo prazo
(alunos multirrepetentes).
Segundo J.Paz, “podemos considerar o problema de
aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não-aprender não configura
um quadro permanente. mas ingressa numa constelação
peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação”.
Pela intensidade com que se apresentam os sintomas
e comportamentos infantis, pela duração que eles têm na vida escolar e pela
participação do lar e da escola nos processos problemáticos, fica difícil
para o professor diferenciar um distúrbio de um problema de aprendizagem.
Além disso, os autores que se dedicam a esse
assunto usam os termos problema e distúrbio de maneira indiscriminada.
Portanto, estabelecer claramente os limites que
separam “problemas” de aprendizagem dos chamados “distúrbios” de aprendizagem
é uma tarefa muito complicada, que fica a critério do especialista da área em
que a deficiência se apresenta.
Ao educador cabe apenas detectar
as dificuldades de aprendizagem que aparecem em sua sala de aula, que abranja os aspectos orgânicos, neurológicos, mentais,
psicológicos adicionados à problemática ambiental em que a criança vive. Essa
postura facilita o encaminhamento da criança a um especialista que, ao tratar
da deficiência, tem condições de orientar o professor a lidar com aluno em
salas normais ou, se considerar necessário, de indicar sua transferência para
salas especiais. J.Paz, citado por Sara Pain, em
Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, p.28.
1.1 - FATORES QUE DESENCADEIAM
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

- Fatores orgânicos - saúde física deficiente, falta de integridade neurológica (sistema nervoso doentio), alimentação inadequada etc.
- Fatores psicológicos - inibição, fantasia* , ansiedade, angústia, inadequação à realidade, sentimento generalizado de rejeição etc.
- Fatores ambientais - o tipo de educação familiar, o graus de estimulação que a criança recebeu desde os primeiros dias de vida, a influência dos meios de comunicação etc.
O quadro a seguir, de Correll
e Shcwarz, relaciona as formas de distúrbios que
podem ocorrer no processo de aprendizagem, de acordo com vários aspectos.
a) os condicionados pelo professor;
b) os condicionados pela relação professor-aluno;
c) os condicionados pela relação entre os alunos;
d) os condicionados pelos métodos didáticos.
2.
Distúrbio de aprendizagem condicionados pela situação
familiar.
3.
Distúrbios de aprendizagem condicionados por característica da personalidade
da criança.
4.
Distúrbios de aprendizagem condicionados por dificuldades de educação.
A proposta do sistema educacional brasileiro é dar,
para cada criança, a oportunidade de aprender tanto quanto sua capacidade de
permitir.
No entanto, os alunos que apresentam distúrbios ou
problemas de aprendizagem (considerados como um grupo significativo), não tem essa oportunidade. Eles não conseguem acompanhar o
currículo estabelecido pelas escolas e, porque fracassam, são classificados
como retardados mentais, emocionalmente perturbados ou simplesmente rotulados
como alunos fracos e multirrepetentes. São crianças
que precisam de um atendimento especializado e o sistema educacional
brasileiro não tem lugar para elas.

Quanto aos distúrbios provocados pela própria
escola e pelos professores, instalar um setor de orientação educacional,
psicológica e pedagógica nas escolas ou para um grupo de escolas seria de
grande ajuda. Os professores seriam orientados na adequação do programa, na
elaboração de métodos a serem aplicados e na forma ideal de atender as
crianças que apresentam problemas de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário