DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Orientação aos Professores:
Aprenda tudo o que puder sobre deficiência intelectual. Procure quem possa aconselhar na busca de bibliografia adequada ou utilize bibliotecas, internet, etc.Reconheça que o seu empenho pode fazer uma grande diferença na vida de um aluno com deficiência ou sem deficiência. Procure saber quais são as potencialidades e interesses do aluno e concentre todos os seus esforços no seu desenvolvimento. Proporcione oportunidades de sucesso.Participe ativamente na elaboração do Plano Individual de Ensino do aluno e Plano Educativo. Este plano contém as metas educativas, que se espera que o aluno venha a alcançar, e define responsabilidades da escola e de serviços externos para a boa condução do plano.
Seja tão concreto quanto possível para tornar a aprendizagem vivenciada.
Demonstre o que pretende dizer. Não se limite a dar instruções verbais. Algumas
instruções verbais devem ser acompanhadas de uma imagem de suporte, desenhos,
cartazes. Mas também não se limite a apoiar as mensagens verbais com imagens.
Sempre que necessário e possível, proporcione ao aluno materiais e experiências
práticas e oportunidade de experimentar as coisas.Divida as tarefas novas em
passos pequenos. Demonstre como se realiza cada um desses passos. Proporcione
ajuda, na justa medida da necessidade do aluno.
Não deixe que o aluno abandone a tarefa numa
situação de insucesso. Se for necessário, solicite ao aluno que seja ele a
ajudar o professor a resolver o problema. Partilhe com o aluno o prazer de
encontrar uma solução.
Acompanhe a realização de cada passo de uma tarefa com comentários imediatos e úteis para o prosseguimento da atividade.
Acompanhe a realização de cada passo de uma tarefa com comentários imediatos e úteis para o prosseguimento da atividade.
Desenvolva no aluno competências
de vida diária, competências sociais e de exploração e consciência do mundo
envolvente. Incentive o aluno a participar em atividades de grupo e nas
organizações da escola.
Trabalhe com os pais para elaborar e levar a cabo um plano educativo que respeite as necessidades do aluno. Partilhe regularmente informações sobre a situação do aluno na escola e em casa.
Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual?
Trabalhe com os pais para elaborar e levar a cabo um plano educativo que respeite as necessidades do aluno. Partilhe regularmente informações sobre a situação do aluno na escola e em casa.
Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual?
Sabemos atualmente que 87% das
crianças com deficiência intelectual só serão um pouco mais lentas do que a
maioria das outras crianças na aprendizagem e aquisição de novas competências.
Muitas vezes é mesmo difícil distingui-las de outras crianças com problemas de
aprendizagem sem deficiência intelectual, sobretudo nos primeiros anos de
escola. O que distingue umas das outras é o fato de que o deficiente
intelectual não deixa de realizar e consolidar aprendizagens, mesmo quando
ainda não possui as competências adequadas para integrá-las harmoniosamente no
conjunto dos seus conhecimentos. Daqui resulta não um atraso simples que o
tempo e a experiência ajudarão a compensar, mas um processo diferente de
compreender o mundo. Essa diferente compreensão do mundo não deixa, por isso,
de ser inteligente e mesmo muito adequada à resolução de inúmeros problemas do
quotidiano. È possível que as suas limitações não sejam muito visíveis nos
primeiros anos da infância. Mais tarde, na vida adulta, pode também acontecer
que consigam levar uma vida bastante independente e responsável. Na verdade, as
limitações serão visíveis em função das tarefas que lhes sejam pedidas.
Os restantes 13% terão muito mais
dificuldades na escola, na sua vida familiar e comunitária. Uma pessoa com
atraso mais severo necessitará de um apoio mais intensivo durante toda a sua
vida.
Todas as pessoas com deficiência intelectual são capazes de crescer, aprender e desenvolver-se. Com a ajuda adequada, todas as crianças com deficiência intelectual podem viver de forma satisfatória a sua vida adulta.
Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual na Escola?
Todas as pessoas com deficiência intelectual são capazes de crescer, aprender e desenvolver-se. Com a ajuda adequada, todas as crianças com deficiência intelectual podem viver de forma satisfatória a sua vida adulta.
Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual na Escola?
Uma criança com deficiência
intelectual pode obter resultados escolares muito interessantes. Mas nem sempre
a adequação do currículo funcional ou individual às necessidades da criança
exige meios adicionais muito distintos dos que devem ser providenciados a todos
os alunos, sem exceção.
Antes de ir para a escola e até ao três anos, a criança deve beneficiar de um sistema de intervenção precoce. Os educadores e outros técnicos do serviço de intervenção precoce devem pôr em prática um Plano Individual de Apoio à Família.
Antes de ir para a escola e até ao três anos, a criança deve beneficiar de um sistema de intervenção precoce. Os educadores e outros técnicos do serviço de intervenção precoce devem pôr em prática um Plano Individual de Apoio à Família.
Este plano define as necessidades
individuais e únicas da criança. Define também o tipo de apoio para responder a
essas necessidades. Por outro lado, enquadra as necessidades da criança nas
necessidades individuais e únicas da família, para que os pais e outros elementos
da família saibam como ajudar a criança.
Quando a criança ingressa na Educação Infantil e depois no Ensino Fundamental, os educadores em parceria com a família devem por em prática um programa educativo que responda às necessidades individuais e únicas da criança. Este programa é em tudo idêntico ao anterior, só que ajustado à idade da criança e à sua inclusão no meio escolar. Define as necessidades do aluno e os tipos de apoio escolar e extra-escolar.
A maior parte dos alunos necessita de apoio para o desenvolvimento de competências adaptativas, necessárias para viver, trabalhar e divertir-se na comunidade.
Quando a criança ingressa na Educação Infantil e depois no Ensino Fundamental, os educadores em parceria com a família devem por em prática um programa educativo que responda às necessidades individuais e únicas da criança. Este programa é em tudo idêntico ao anterior, só que ajustado à idade da criança e à sua inclusão no meio escolar. Define as necessidades do aluno e os tipos de apoio escolar e extra-escolar.
A maior parte dos alunos necessita de apoio para o desenvolvimento de competências adaptativas, necessárias para viver, trabalhar e divertir-se na comunidade.
Algumas destas competências
incluem: A comunicação com as outras pessoas.
Satisfazer necessidades pessoais
(vestir-se, tomar banho).
Participar na vida familiar (pôr
a mesa, limpar o pó, cozinhar).
Competências sociais (conhecer as
regras de conversação, portar-se bem em grupo, jogar e divertir-se).
Saúde e segurança.
Saúde e segurança.
Leitura,
escrita e matemática básica; e à medida que vão crescendo, competências que
ajudarão a crianças na transição para a vida adulta.