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"NESTE BLOG SERÃO ENCONTRADAS VÁRIAS ABORDAGENS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL , NA ESCOLA, DENTRO DE UMA VISÃO INCLUSIVA E PSICOPEDAGÓGICA.SEJAM BEM-VINDOS!"

DI - Síndrome de Down

Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de Down


Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de Down
A coleção Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples do dia a dia.
Para que a criança possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças, com ou sem síndrome de Down.
Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicação. Clique no link para fazer o download do conteúdo:
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/04/guia-de-estimulacao-para-criancas-com-sindrome-de-down/#sthash.E3ju5MQS.dpuf
Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de Down

A coleção Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples do dia a dia.
Para que a criança possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças, com ou sem síndrome de Down.
Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicação.  


Clique no link para fazer o download do conteúdo:

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DEFICIENTE INTELECTUAL
Existe limite para pessoas com Síndrome de Down


MATERIAL DO ENCONTRO PARA PROFESSORES REALIZADO NA ESCOLA












Síndrome de Down - em sala de aula de estratégias 


Embora exista uma variação considerável entre as crianças individuais, as implicações mais comuns educacionais para crianças com Síndrome de Down são as seguintes:
  • Consciência visual forte e habilidades de aprendizagem visual
  • Desejo e capacidade de aprender com colegas
  • Atraso grossas e finas habilidades motoras (com dificuldade posterior com a escrita, utilizando uma tesoura etc)
  • Ouvir e deficiência visual é comum
  • Fala e compreensão da linguagem atraso afetando e expressão
  • Pobre memória auditiva de curto prazo
  • Curto espaço atenção.
Estratégias para trabalhar com crianças com Síndrome de Down

1.      Criar um clima de sala de aula da escola / inclusiva.

 Dado o número crescente de crianças com Síndrome de Down hoje em escolas regulares, é fundamentalmente importante que haja uma atitude positiva em relação à Síndrome de Down e outras necessidades educacionais especiais em toda a comunidade escolar. Pesquisas recentes tem sublinhado que a inclusão deve ser menor sobre a localização física da criança (seja no ensino regular ou ensino especial) e mais sobre o grau em que a criança está socialmente integrado em seu contexto educacional. Como Warnock se observou, em 2005, para muitas crianças com necessidades educativas especiais, a inclusão é muitas vezes sentida como uma "forma dolorosa de exclusão".

2.      Colaborar estreitamente com os pais.

 Muitas escolas especiais operar um sistema diário casa / escola, onde pais e professores são capazes de anotar informações e relatório sobre o progresso em uma base diária. Isso é menos freqüente nas escolas regulares, mas representa uma forma valiosa e muito conveniente de partilha de informação regularmente com aqueles que conhecem as crianças melhor.

3.      Consulte o Plano de perto da criança Educação Individual (PEI).

Todas as crianças com Síndrome de Down terá um IEP e é da responsabilidade de um professor para estar ciente das metas estabelecidas para cada criança e adaptar seu ensino para reduzir as barreiras para a aprendizagem experimentado pela criança. O IEP deve ser revista em uma base regular e do professor em sala de aula deve ser dada toda a oportunidade de participar na revisão de qualquer conjunto de metas.

4.      Use assistentes de sala de aula de forma eficaz.

Muitas vezes os assistentes de sala de aula são sub-utilizados pelos professores em sala de aula ocupadas. O assistente de sala de aula deve agir como a ponte entre a criança eo currículo, mas também entre a criança eo professor através de ligação e comunicação regular. Com o apoio de um assistente de sala de aula uma criança com Síndrome de Down deve ser capaz de aprender ao lado de seus pares, e devem ser dadas todas as oportunidades para formar amizades significativas com os seus pares, livre (quando possível) de interferência do adulto. O objetivo do trabalho do assistente sala de aula deve ser a promoção de um nível adequado de independência de trabalho para a criança com Síndrome de Down.

5.      Promover o desenvolvimento da linguagem.

 Muitas vezes as crianças com Síndrome de Down vai lutar especialmente nesta área. Os professores devem, portanto, colocar a criança perto da frente da sala de aula, falar diretamente e claramente ao aluno, e usar a linguagem simplificada acompanhada por reforço visual, sempre que possível. Crianças com Síndrome de Down, muitas vezes, gostar de ler, mas vai lutar com a escrita, devido às suas fracas habilidades motoras finas e baixo tônus ​​muscular.

6.      Não desista de numeracia.

Crianças com Síndrome de Down vai encontrar muitas vezes a aquisição de habilidades matemáticas particularmente difíceis e será muito lento para adquirir conceitos matemáticos básicos como igual / diferente, classificação, cardinal / ordinal e conservação. É importante para tornar as aulas curto e atraente, com ênfase em matemática em situações do quotidiano (como o uso de dinheiro). Também é importante para consolidar e reforçar a aprendizagem anterior, com uma concentração em habilidades básicas e uma compreensão da linguagem matemática básica.  

7.      Reforçar o comportamento positivo.

A forma mais comum de mau comportamento entre crianças com Síndrome de Down é um comportamento que visa a ganhar atenção. No entanto, pode também ser frustração resultantes da sua incapacidade para lidar com o nível de trabalho dado a eles na classe. Como professor, garantir que você dê atenção apenas quando o comportamento da criança é necessário, e garantir também que o trabalho planejado para a criança está em um nível adequado. Sempre tem altas expectativas de comportamento para a criança com Síndrome de Down (como por qualquer criança) e fornecer oportunidades para a criança de interagir e desenvolver amizades com os colegas, ensinando-os a compartilhar e se revezam. Existe muitas vezes um grau de imaturidade social, mas os professores devem reforçar as regras básicas, especialmente no início do ano, quando se formam os hábitos

Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de Down


Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de Down
A coleção Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples do dia a dia.
Para que a criança possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças, com ou sem síndrome de Down.
Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicação. Clique no link para fazer o download do conteúdo:
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A coleção Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples do dia a dia.
Para que a criança possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças, com ou sem síndrome de Down.
Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicação. Clique no link para fazer o download do conteúdo:
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"O conhecimento partilhado em igualdade de condições, com todos, deve ser a motivação de nossa existência" (anônimo)

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