Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de Down
A coleção Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down
foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para
que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com
exercícios simples do dia a dia.
Para que a criança possa atingir uma
determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A
estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver
suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças,
com ou sem síndrome de Down.
Uma boa estimulação realizada nos primeiros
anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas
com síndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e
comunicação. Clique no link para fazer o download do conteúdo:
Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de
Down

Para que a criança possa atingir uma determinada
fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulação procura
oferecer condições para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o
nascimento. Isto se aplica a todas as crianças, com ou sem síndrome de Down.
Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de
vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com síndrome de
Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicação.
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DEFICIENTE INTELECTUAL
MATERIAL DO ENCONTRO PARA PROFESSORES REALIZADO NA ESCOLA




Síndrome de Down - em sala de aula de estratégias
Embora
exista uma variação considerável entre as crianças individuais, as implicações
mais comuns educacionais para crianças com Síndrome de Down são as seguintes:
- Consciência visual forte e habilidades de aprendizagem visual
- Desejo e capacidade de aprender com colegas
- Atraso grossas e finas habilidades motoras (com dificuldade posterior com a escrita, utilizando uma tesoura etc)
- Ouvir e deficiência visual é comum
- Fala e compreensão da linguagem atraso afetando e expressão
- Pobre memória auditiva de curto prazo
- Curto espaço atenção.
Estratégias para trabalhar com
crianças com Síndrome de Down
1. Criar um clima de sala de aula da
escola / inclusiva.
Dado o número crescente de crianças com
Síndrome de Down hoje em escolas regulares, é fundamentalmente importante que
haja uma atitude positiva em relação à Síndrome de Down e outras necessidades
educacionais especiais em toda a comunidade escolar. Pesquisas recentes tem
sublinhado que a inclusão deve ser menor sobre a localização física da criança
(seja no ensino regular ou ensino especial) e mais sobre o grau em que a
criança está socialmente integrado em seu contexto educacional. Como Warnock se
observou, em 2005, para muitas crianças com necessidades educativas especiais,
a inclusão é muitas vezes sentida como uma "forma dolorosa de
exclusão".
2. Colaborar estreitamente com os
pais.
Muitas escolas especiais operar um sistema
diário casa / escola, onde pais e professores são capazes de anotar informações
e relatório sobre o progresso em uma base diária. Isso é menos freqüente nas
escolas regulares, mas representa uma forma valiosa e muito conveniente de
partilha de informação regularmente com aqueles que conhecem as crianças
melhor.
3. Consulte o Plano de perto da
criança Educação Individual (PEI).
Todas as
crianças com Síndrome de Down terá um IEP e é da responsabilidade de um
professor para estar ciente das metas estabelecidas para cada criança e adaptar
seu ensino para reduzir as barreiras para a aprendizagem experimentado pela
criança. O IEP deve ser revista em uma base regular e do professor em sala de
aula deve ser dada toda a oportunidade de participar na revisão de qualquer
conjunto de metas.
4. Use assistentes de sala de aula
de forma eficaz.
Muitas
vezes os assistentes de sala de aula são sub-utilizados pelos professores em
sala de aula ocupadas. O assistente de sala de aula deve agir como a ponte
entre a criança eo currículo, mas também entre a criança eo professor através
de ligação e comunicação regular. Com o apoio de um assistente de sala de aula
uma criança com Síndrome de Down deve ser capaz de aprender ao lado de seus
pares, e devem ser dadas todas as oportunidades para formar amizades
significativas com os seus pares, livre (quando possível) de interferência do
adulto. O objetivo do trabalho do assistente sala de aula deve ser a promoção
de um nível adequado de independência de trabalho para a criança com Síndrome
de Down.
5. Promover o desenvolvimento da
linguagem.
Muitas vezes as crianças com Síndrome de Down vai
lutar especialmente nesta área. Os professores devem, portanto, colocar a
criança perto da frente da sala de aula, falar diretamente e claramente ao
aluno, e usar a linguagem simplificada acompanhada por reforço visual, sempre
que possível. Crianças com Síndrome de Down, muitas vezes, gostar de ler, mas
vai lutar com a escrita, devido às suas fracas habilidades motoras finas e
baixo tônus muscular.
6. Não desista de numeracia.
Crianças
com Síndrome de Down vai encontrar muitas vezes a aquisição de habilidades
matemáticas particularmente difíceis e será muito lento para adquirir conceitos
matemáticos básicos como igual / diferente, classificação, cardinal / ordinal e
conservação. É importante para tornar as aulas curto e atraente, com ênfase em
matemática em situações do quotidiano (como o uso de dinheiro). Também é
importante para consolidar e reforçar a aprendizagem anterior, com uma
concentração em habilidades básicas e uma compreensão da linguagem matemática
básica.
7. Reforçar o comportamento
positivo.
A forma
mais comum de mau comportamento entre crianças com Síndrome de Down é um
comportamento que visa a ganhar atenção. No entanto, pode também ser frustração
resultantes da sua incapacidade para lidar com o nível de trabalho dado a eles
na classe. Como professor, garantir que você dê atenção apenas quando o
comportamento da criança é necessário, e garantir também que o trabalho
planejado para a criança está em um nível adequado. Sempre tem altas
expectativas de comportamento para a criança com Síndrome de Down (como por
qualquer criança) e fornecer oportunidades para a criança de interagir e
desenvolver amizades com os colegas, ensinando-os a compartilhar e se revezam.
Existe muitas vezes um grau de imaturidade social, mas os professores devem
reforçar as regras básicas, especialmente no início do ano, quando se formam os
hábitos
Guia de Estimulação para Crianças com síndrome de Down
A coleção Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down
foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para
que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com
exercícios simples do dia a dia.
Para que a criança possa atingir uma
determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A
estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver
suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças,
com ou sem síndrome de Down.
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Para que a criança possa atingir uma
determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A
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suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças,
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