O que é a Síndrome de Asperger?
A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do
Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta
muitas semelhanças com relação ao autismo.
Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo,
crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala
e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam
escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo
- quando gostam do tema "dinossauros", por exemplo, falam
repetidamente nesse assunto. Habilidades incomuns, como memorização de
sequências matemáticas ou de mapas, são bastante presentes em pessoas com essa
síndrome.
Na infância, essas crianças apresentam déficits
no desenvolvimento motor e podem ter dificuldades para segurar o lápis para
escrever. Estruturam seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem
interpretar metáforas e ironias - o que interfere no processo de comunicação.
Além disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na
comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para realizar
atividades que fogem à rotina.
Como lidar com a Síndrome
de Asperger na escola?
As recomendações são semelhantes às do autismo.
Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os
colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades
visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também é aconselhável explorar os temas de
interesse do aluno para abordar novos assuntos, ligados às expectativas de
aprendizagem. Se ele tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para
introduzir o sistema de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser
comunicadas antecipadamente.
A Síndrome Asperger e suas características
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